Primeiro Domingo após a Epifania (A)

085_01
“João Batista batiza Jesus” de Gustave Doré.

“Venham! As profecias antigas aconteceram e novas eu anuncio; antes de surgirem eu as declaro a vocês.” (Isaías 42.9)


No sermão anterior, abrimos essa estação do ano cristão que chamamos de Epifania. Além da adoração dos Reis Magos, lembramos também o Batismo de Nosso Senhor feito por João Batista e é disso que falaremos um pouco hoje.

A leitura do Evangelho de Mateus é bastante sucinta sobre essa questão, mas muito pertinente. João pregava o batismo de arrependimento, mas Jesus não precisava disso. O próprio primo do Messias reconhece isso ao dizer que era ele próprio que precisava ser batizado pelo Senhor e não o contrário. O Cristo concorda e diz que seria melhor fazerem isso dessa forma mesmo.

085_02
“Batismo de Jesus” de Johann Friedrich Glocker

E qual seria a relevância desse batismo então? A resposta é bastante simples: o início do ministério de Cristo. Era o primeiro passo necessário para que todas as profecias antiga acerca do Messias fossem cumpridas em sua plenitude. Pedro pontua isso claramente em Atos.

Toda aquela preparação imemorial de reunião do homem com seu Criador planejada desde a nossa Queda estava para ser cumprida! Ou seja, a Luz começaria a libertar aqueles que estavam presos nos calabouços da escuridão. Novas profecias seriam anunciadas através de sua própria vida, morte e ressurreição.

E Pedro percebe ainda que Jesus não foi enviado de Deus somente para os judeus, mas para todo o mundo. Ou seja, Deus não trata das pessoas com parcialidade. O que interessa a Ele é um coração justo que o tema, não importando sua origem cultural e regional. E isso é um prolongamento do que vemos na tradição em torno dos Reis Magos inclusive.

085_03
“Cristo saindo do Jordão”, pintura de de Benjamin West.

O batismo de Cristo permitiu que seu ministério começasse e a Luz começasse a brilhar. E cabe a nós mantermos essa chama acesa anunciando as Boas Novas que Ele nos deixou. Se as profecias antigas se cumpriram, as novas ainda estão acontecendo: aquele que crê em Jesus e naqueles que testemunham dEle recebem perdão de pecados.

E o ministério de Cristo continua através de nós. Somos portadores da luz de Cristo a um mundo em trevas. Tenhamos, portanto, bom ânimo!

Até a próxima postagem!

Leituras:
Isaías 42.1-9
Salmo 29
Atos 10.34-43
Mateus 3.13-17

Anúncios

2 comentários sobre “Primeiro Domingo após a Epifania (A)

Faça um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s